sexta-feira, 18 de abril de 2008

Tipos de Preconceito

Existem várias formas de preconceito, algumas que nem são realmente consideradas preconceito. Como o nome já diz, o preconceito é um "pré-conceito", ou seja, um conceito previamente formado para julgar uma pessoa ou um grupo de pessoas; como aqueles velhos conceitos que dizem que todo português é burro ou que negro não é gente, entre outros absurdos.
*Preconceito racial:Esse todo o mundo conhece... brancos contra pardos contra negros contra amarelos contra vermelhos contra... é um monte de cores contra um monte de cores.E o pior que não tem quem nunca tenha dito, mesmo que só por "brincadeira", alguma coisa contra a cor ou "raça" de uma outra pessoa.
*Preconceito quanto à classe social:É muito raro encontrar alguém que nunca tenha visto Caco Antibes (personagem de Miguel Falabella no programa Sai de Baixo, exibido pela Rede Globo de Televisão) dizendo algo parecido com "eu tenho horror a pobre" ou "...coisa de pobre". Como também é raro encontrar quem não o diga...Também não tem quem não diga "aqueles grã-finos que...". Pode parecer apenas uma brincadeirinha de mau gosto (péssimo gosto) mas também é preconceito.
*Preconceito quanto à orientação sexual:Nem é preciso dizer que, a não ser que você leve uma cantada, nem você nem ninguém tem coisa alguma a ver com a opção sexual de uma outra pessoa. Mas muitas pessoas são agredidas pelo fato de ser homossexuais.
*Preconceito quanto à nacionalidade:Nem todo português é burro como nem todo baiano é preguiçoso... Todo brasileiro fala mal de norte americano (ou pelo menos um monte de brasileiros), mas é bem verdade que no Brasil o que mais se faz é imitar americano, tanto na linguagem (chat, login, homepage...) como na cultura ou, como pode se dizer, na alimentação (e haja fast-food).
*Preconceito contra deficientes:Seja o deficiente físico ou mental, não tem jeito... é só sair na rua que todos olham torto, mantêm distância, como se a deficiência fosse algo contagioso, ou melhor, altamente contagioso.E não é só de olhar torto que existe o preconceito, eles são rejeitados e, quando precisam, ninguém se dispõe a ajudar.Para essas pessoas, é muito difícil fazer amizades e ainda mais difícil ser aceita pela comunidade.
*Preconceito entre religiões:Hitler não acabou com os judeus... mas tentou, numa terrível demonstração de preconceito não só contra judeus, mas contra todas as pessoas que não fossem arianas. Mas não é preciso declarar guerra para ser preconceituoso nesse ponto... basta ficar reclamando da religião de alguém (ou do fato da pessoa não ter religião alguma) que já é preconceito.

15 comentários:

Andréia disse...

Bem,também existem vários outros preconceitos como:altura,preconceito se a pessoa é magra ou gorda,se é feia ou bonita,e as vezes se a pessoa não é tão boa em uma matéria ou em várias.
AFINAL,ESTAMOS NO MUNDO PARA APRENDER ERRANDO

Bia disse...

MEUS AMIGOS NÃO É PRECONCEITO(PRÉ-CONCEITO)É CONSEITO FORMADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!RSRSRSRSRSRSRSRSRS
MAS SE VC NÃO GOSTA DA PESSOA SEM AO MENOS CONHECE-LA TENTE NÃO SE PRECIPITAR AO TOMAR CONCLUSÕES!!!!!!
FICA ESPERTO; ATÉ VC PODE SER VITIMA DE PRECONCEITO...

paixao disse...

tambem a preconceito contra as loiras e tem gente q ficam chamando elas de loiras burras e eu odeio isso por que eu tambem so loira e as loiras podem ser ate mais inteligente que as morenas por isso nao chamemas loiras de burras por que elas podem se revoltarem e começa a inventar apelidos para as moenas...

Ariadiny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
taina disse...

eu gostei bastate parabéns muito legal a sua iniciativa...bjsssssssss!!!

jekisquinha disse...

gostei muito do seu comentario parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
salgado
sergipe

ainek_19 disse...

sai dessa preconceito é coisa de quem não tem o que fazer,o povo gosta é de es encomodar com a vida dos outros.

Bruh Vampy disse...

Poxa, seu post é ótimo! Me ajudou bastante numa pesquisa escolar. Obrigada!

Se tiver um tempinho, passa no meu blog:
http://contosemisterios92.blogspot.com/

Abraços

kelly disse...

APESAR DAS DIFERENCIAS TODOS OS SERES HUMANOS TEM EM COMUM ALGUMA COISA, AS PESSOAS QUE AS VEZES HUMILHAMOS SÃO AS QUE UM DIA PODERÃO ESTA DO NOSSO LADO PODE SER DIFERENTE DE COR RAÇA OU RELIGIÃO......

Bruno Francisco dos Santos disse...

obrigado, isso vai me ajudar no meu trabalho de portugues.

pedro disse...

muito obrigado mesmo,os comentários ficaram ótimos e com certeza o que vcs postaram nesse site ajudará não só a mim mas também a muitas pessoas

Ori disse...

Eii, concordo com isso de preconceito e nao sei o que, mas esse post ta copiado do site http://www.preconceitorrs.cjb.net/

que feio!

Alanis Mika disse...

Também existem outros tipos de preconceito...aliás, deve ser quase que centenas de preconceito...e milhões que praticam isso. Também tem o preconceito físico (sobre como a pessoa é, no tipo corporal), o preconceito psicológico (como a pessoa pensa, como ela é no tipo emocional), preconceito intelectual (se a pessoa é "geek", é "burra", "nerd", *no qual na verdade essas palavras não deveriam ser usadas *desculpem*, etc.), entre muitos outros aí. Horrível. É quase o mesmo que bullyng, mas no bullyng a gente xinga com palavras que intimidam a vítima.

arfa disse...

MI AJUDOU MUITO NO MEU TRABALHO VLW SEJA PRA KEM FOR

vanessa mendes silva disse...

fique ligado preconceito agora é crime fique ligado não entre nessa dedescriminar,valeu fica a dica ...bjjjjjjjjjjjjjjjjjj!!!!!!!!!!!!! vanessinha♥♥♥