quarta-feira, 7 de maio de 2008

PRECONCEITO COM OS DEFICIENTES

Deficiência

1.0 O que é deficiência
A Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.
O termo deficiente esta sendo usado para denominar pessoas com deficiência, mas tem sido considerado inadequado, pois o termo leva consigo uma carga negativa depreciativa da pessoa, fato que foi ao longo dos anos se tornando cada vez mais rejeitado pelos especialistas da área e em especial pelos próprios portadores. Atualmente a palavra é considerada como inapropriada, e que promove o preconceito em detrimento do respeito ao valor integral da pessoa.
1.1 Barreiras para a inclusão social
Atualmente a sociedade não està preperada para receber pessoas com dificuldades de locomoção e por isso elas enfrentam barreiras para utilizar os transportes públicos e para ter acesso a prédios públicos, inclusive escolas e hospitais.
Hoje em dia muitas pessoas nao tem tempo de ter um cuidado especifico com os portadores de deficiencia, e por isso elas acabam sendo fechadas do mundo.como sabemos isso está errado poque elas geralmente presisam ter um cuidado maior especializado seja para terapia, fisoterapia,estimulação motora e o mais importate lidar com sua deficiencia e desenvolver suas potencialidades.
1.2 A punição ao discriminador
Em um mundo cheio de incertezas, o homem está sempre em busca de sua identidade e almeja se integrar à sociedade na qual está inserido. Há, no entanto, muitas barreiras para aqueles que são portadores de deficiência, em relação a este processo de inclusão. Geralmente, as pessoas com deficiência ficam à margem do convívio com grupos sociais, sendo privados de uma convivência cidadã. No Brasil, a Lei Federal n° 7853, de 24 de outubro de 1989, assegura os direitos básicos dos portadores de deficiência. Em seu 8º artigo constitui como crime punível com reclusão (prisão) de 1 a 4 anos e multa, qu m:e
1.3 Legislação brasileira
1.Recusar, suspender, cancelar ou fazer cessar, sem justa causa, a inscrição de aluno em estabelecimento de ensino de qualquer curso ou grau, público ou privado, porque é portador de deficiência.
2.Impedir o acesso a qualquer cargo público porque é portador de deficiência.
3.Negar trabalho ou emprego, porque é portador de deficiência.
4.Recusar, retardar ou dificultar a internação hospitalar ou deixar de prestar assistência médico-hospitalar ou ambulatória, quando possível, a pessoa portadora de deficiência.
1.4 Direitos de pessoas portadoras de deficiência
“As pessoas deficientes têm o direito inerente de respeito por sua dignidade humana. As pessoas deficientes, qualquer que seja a origem, natureza e gravidade de suas deficiências, têm os mesmos direitos fundamentais que seus concidadãos da mesma idade, o que implica, antes de tudo, o direito de desfrutar de uma vida decente, tão normal e plena quanto possível.” - (Resolução ONU N° 2.542/1975, item três).
1.5 Conseqüências para o discriminado
A pessoa com deficiência quando é discriminada ela se sente mal mas quando é discriminada por mais de uma vez ela tem vontade de se isolar da sociedade porque ela tem medo de ser humilhada na frente de todos, e então com isso essa pessoa tem de enfrentar por vários processos de terapia para aprender a lidar com isso porque é uma coisa que acontece muito atualmente em nosso país.

1.6 Tipos de deficiência
Deficiência Física é a alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplégica, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções.
Deficiência Auditiva é a perda parcial ou total das possibilidades auditivas sonoras, variando de graus e níveis na forma seguinte: de 25 a 40 decibéis (dB) - surdez leve; de 41 a 55 dB - surdez moderada; de 56 a 70 dB - surdez acentuada; de 71 a 90 dB - surdez severa; acima de 91 dB - surdez profunda; e anacusia.
Deficiência Visual é a acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações.
Deficiência mental é quando o funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: comunicação, cuidado pessoal, habilidades sociais, utilização da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, lazer e trabalho.
Deficiência múltipla é a associação de duas ou mais deficiências

19 comentários:

mary disse...

conscientize-se
diga não ao racismo diga não ao preconceito e não a discriminação contra deficiente físicos.

Gi Prado disse...

Eu passei por um constrangimento sem tamanho na última semana. Fui barrada na entrada da gravação do Programa Altas Horas da Rede Globo por estar usando uma bengala. Como a história é longa, relato ela no meu site e gostaria de dividi-la com todos, pois temos que engrossar as fileiras contra o preconceito e a discriminação!
http://www.giprado.com/barrada.htm

Sr.Forever disse...

otimo artigo fiquei muito tempo procurando pra fazer um trabalho na escola e aqui achei tudo !!!!

Aline Campos dos Santos disse...

Nossa adorei seu blog.
tenho um blog sobre preconceito,
achei otimo as coisas que vc colocou aqui, temos mesmo que acabar com todo tipo de descriminação...beijos

Unknown disse...

Adorei seu blog esta de parabéns e espero que outras pessoas achem o mesmo,estou fazendo formação de professores e estamos fazendo um trabalho sobre isso e estou gostando
muito.

Bruna Nascimento disse...

Adorei, pois tem a explicação de que é a deficiência e também ensina as pessoas como deve ser sem preconceitoo...

GENTE CAPAZ - TURMA 2010 disse...

OLÁ AMIGOS. OBRIGADA POR ME FORNECEREM TANTAS FONTES PARA ALIMENTAR MEU BLOG. SOU DEFICIENTE FÍSICA HÁ UM ANO, SOFRO BASTANTE TB, MAS ESTOU TENTANDO MUDAR ISSO UM POUCO. QUEM PUDER AJUDAR A DIVULGAR: HTTP://GENTECAPAZ2010.BLOGSPOT.COM
ABRAÇOS EM TODOS.
VALÉRIA FRAGA

O Mundo Muda A Cada Gesto Teu disse...

Olá, achamos muito importante conscientalizar as pessoas sobre o preconceito. O nosso blog também gira a volta de mostrar as pessoas que porn mais que exista uma deficiência as pessoas são iguais, e merecem ser tratadas da mesma maneira

Unknown disse...

vc gosteria de estsr em um lugar e ser descriminado por sua cor, sexo, raça, tamanhoou coisa parecida... sua resposta deve ser não é claro, pois então nunca destrate uma pessoa seja ela como for... Paulinha Santos, Valente-BA

Unknown disse...

Esse blog foi um ato de aprendizado para a sociedade,uma forma de acabar com a discriminação no mundo inteiro,gostei do enunciado imformado!

patricia disse...

bom dia meu nome é patricia portadora de deficiência de pararesia infantil na perna direita.
fui descriminada por meu chefe,ele alegou que eu não fazia produção,sendo que sim .
isso aconteceu no dia 19/10/2011, fui mandada embora pq ele disse que eu não servia pra trabalhar na equipe dele.
e o pior de tudo que só me pagaram os 18 dias trabalhados,e o meu decimo, e o aviso brevio cadê,me ajudam o nome da firma é^pró cascao em varzea pta.

vladimir alves vieira disse...

ola gostei muito blogger,sobre o preconceito sobre as pessoas com deficiencia fisica,sou portador de defisiencia ha 50 anos fui descriminado,toda a minha vida,no emprego na escola e junto a sociedade,o ser humano ele e muito egoita,em relação a nós defícientes.

Deficiente, vizual vivendo sen limites disse...

Eu sou defisiente vizual estou sofrendo precoceito, no orkut.esta muito dificil pra mim, e muito triste o eu fasso ,jociane ferreira tem me umilhado no orkut.

Deficiente, vizual vivendo sen limites disse...

sou deficiente vizual tenho sofrido preconceito no orkut. atraves de pessoas maldosas,esta muito dificil pra mim.jociane ferreira tem me caluniado. disendo que eu não sou cega, por que eu respondo as mensagem , mas eu tenho o programa pra cego com narador, eu posso fazer guase tudo, que os outros faz, sera que , eu não posso, se atequenologia me da esta oportunidade..

Unknown disse...

Boa noite infelizmente o preconceito esta dentro da minha família!Tenho um filho de 20 anos é deficiente auditivo e fico muito triste com certas situações que envolve meu filho.

Unknown disse...

Gostei muito de ter conhecido esse trabalho parabéns!^-^^

Unknown disse...

oi tudo bem sou deficinte mental passo pecoceito tudo dia

Unknown disse...

Essas demonstrações de carinho através das palavras de todos vcs desse blog é bom d+ pq tenho um filho com deficiência intelectual e todos os dias ele sofre algum tipo de preconceito de criança adultos adolescente ele está na dele é passam e chamam ele de doido e isso dor nele e em mim q sou mãe dele😢

w disse...

Só tomem cuidados com os erros de português no texto! mas gostei do que vi a respeito do tema abordado.